sábado, 8 de abril de 2017

Mestres do Universo

Os puristas da língua portuguesa não costumam apreciar muito alguns desenlaces criativos dos publicitários, pois consideram que estes fazem uso abusivo da plasticidade das palavras. Nós somos avessos ao fundamentalismo, mas não podemos deixar de concordar, com os denominados puristas, quando estes também criticam alguma falta de atenção dos publicitários (ou de quem faz o trabalho que deveria ser deles) ao deixarem ir para a rua anúncios com imprecisões de diversa ordem. Casualmente, hoje encontrámos uma peça que nos chamou a atenção, não tanto pelo seu tema central, apesar de não lhe sermos indiferentes, mas pelas tais imprecisões presentes. Os erros, com a distância temporal da sua edição aos dias de hoje, até lhe conferem alguma graça extra, mas é gritante a falta de cuidado por parte de quem elaborou o calendário alusivo às Pastilhas Elásticas Masters do Universo, da marca portuguesa Dutlim, sob licença da Marvel. O nome do produto está metade em inglês; metade em português, o slogan "Dar um chicle é dar um sorriso" utiliza um termo espanholado, no texto explicativo, do interior do calendário, está escrito saiem ao invés de saem e estas são só aquelas imprecisões que conseguimos descortinar após uma observação na diagonal. O curioso é que a área das antiguidades e coleccionismo reconhece todas estas particularidades como um acrescentar de valor. Como diria o saudoso Fernando Pessa: "- E esta hein?!" 




Sem comentários:

Enviar um comentário