sexta-feira, 30 de junho de 2017

Lava Mais Branco

Ali para os lados de Port Sunlight, no Reino Unido, está localizado um dos mais valiosos arquivos relativos ao mundo dos negócios. No fundo, trata-se da colecção Unilever, um espólio de dimensões inimagináveis, devidamente organizado, protegido e reconhecido como de importância mundial. As peças guardadas são de diversa tipologia, mas o nosso sublinhado vai para as publicidades antigas e embalagens de produtos recolhidas como valioso património. Por marcação, é possível visitar o espaço e ainda aceder a uma sala de pesquisas e biblioteca, de modo a conseguir satisfazer toda a curiosidade que o universo Unilever naturalmente suscita. 


Republicitar * a OMO 

OMO Lava Mais Branco! Este slogan entrou facilmente na memória colectiva dos portugueses e a associação à marca é imediata. É tudo o que se pretende em publicidade, depois a qualidade e procura pelo produto fazem o resto. Hoje em dia tenta-se transmitir a mensagem com o menor texto possível, mas nem sempre foi assim. O anúncio apresentado saiu no Suplemento da Eva, em 1955 e está "assinado" pela Indústrias Lever Portuguesa, LDA - Sacavém (parceria entre a Unilever e a Jerónimo Martins, quem mais...), sendo que valerá a pena transcrever o texto utilizado:

"Montanhas de espuma para a sua roupa!

Com OMO, a sua roupa é a mais branca do mundo!

Deite OMO na água e agite até obter uma espuma abundante. Mergulhe a roupa suja e verá a água tornar-se instantâneamente escura. Porquê? Porque a sujidade absorvida pela espuma activa do OMO passou do tecido para a água. Veja agora a sua roupa: está radiosamente branca; ela tem brancura OMO!

OMO, o mágico pó AZUL que absorve a sujidade. Nenhuma nódoa, mesmo que seja de gordura, resiste ao OMO. Compare entre a sua roupa lavada com OMO e a lavada com outro produto: OMO lava sempre mais branco!

Use OMO para todas as lavagens. OMO espuma, espuma, espuma, mesmo em água fria!

OMO lava mais branco!"

E o monólogo apresentado?! Uma delícia:

"Eu pensava que o meu avental estava branco, antes de ver o de Maria lavado com OMO!"

As 13 referências ao OMO no anúncio talvez sejam um exagero e provoquem uma ou outra risada, mas a verdade é que a mensagem é bastante incisiva nas propriedades do produto. Quem publicita assim só pode estar bem ciente da qualidade dos seus produtos e a verdade é que o OMO perdura até aos dias de hoje. A imagem da marca viu o registo vintage substituído pela aparência high tech e quem somos nós para questionar a medida, tal o poder da Unilever em todas as áreas de negócio em que está inserida.

* Republicitar é uma técnica de comunicação em desenvolvimento neste blogue. Direccionada a marcas com passado de relevo ao nível da publicidade, consiste na execução de encenações básicas utilizando anúncios antigos originais. O que daqui resulta são fotografias surpreendentemente impactantes e com o propósito de serem disseminadas pelas redes sociais. 

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